AA Visiting School: Manifestos Estruturais

A Architectural Association School of Architecture (AA) irá realizar mais uma edição do AA Visiting School São Paulo entre os dias 14 e 23 de abril de 2017 (cronograma). Seguem as informações!

Sobre o workshop

​O Architectural Association AA Visiting School SÃO PAULO 2017 workshop irá explorar arquitetura e engenharia paramétricas e a fabricação digital de instalações temporárias em 1:1 no espaço público de manifesto, ensinado pelo arquiteto Arthur Mamou-Mani http://mamou-mani.com/ e o engenheiro James Solly do Institute for Building Structures and Structural Design http://www.itke.uni-stuttgart.de/, oferecendo uma oportunidade única para usar a computação paramétrica​ para ​​criar e fabricar uma instalação estrutural inovadora. Será ensinado a usar o Rhino e Grasshopper com plug-ins estruturais K2 Engineering para Kangaroo, Karamba e Millepede, e também os plug-ins Ivy (para meshes), Octopus (algoritmos evolutivos), e Lady Bug (simulação ambiental)​.​

Arquitetos, artistas e ativistas usaram o manifesto ao longo da história como uma forma de definir um chamado para a mudança social, muitas vezes usando arquitetura e o cenário urbano como um local para protestos públicos. Em São Paulo, a Avenida Paulista, nos últimos dois anos, tem sido o epicentro de  manifestações históricas de massas​.​ As manifestações sã​o​ rodeados pelos artifícios físicos do “trio elétrico”, pontos de informações emergentes e cabines de segurança, longas faixas erguidas pelos participantes, barracas e outras parafernálias emolduradas pelos arranha-céus e pelas lojas na moda da avenida. Os alunos irão explorar a mudança do papel do projeto de instalações físicas no contexto do manifesto pessoal: variando entre propaganda social e infra-estrutura comercial parasita.

Para produzir essas instalações, os alunos aprenderão primeiro modelagem digital avançada, projeto computacional paramétrico e simulações estruturais, antes de produzir seu próprio conjunto de protótipos gerados computacionalmente usando ​a fresadora e router controlada numericamente por computador (CNC), corte ao laser, e a impressora 3D. ​Individualmente, cada um produzirá sua própria série de intervenções computacionais e pequenos protótipos e, ​em grupo, produzirão uma grande instalação 1:1 para uma exposição no espaço público ao ar livre.

Nenhuma experiência prévia é necessária, todos os softwares e técnicas de fabricação serão ensinados a partir do zero. Os alunos terão acesso às máquinas e aprenderão a programá-las e preparar os arquivos a serem cortados.

Inscrições (em inglês) pelo link. Para tirar dúvidas, contactar por e-mail.

Sobre os professores

James Solly é Engenheiro Autônomo (CEng MICE) e Pesquisador Associado no Instituto de Estruturas de Construção e Design Estrutural (ITKE) da Universidade de Stuttgart. Sua pesquisa baseia-se no desenvolvimento de estratégias de protótipos virtuais para polímeros reforçados com fibra (FRP) como parte da rede Innochain ETN e também é tutor e palestrante do Programa ITECH M.Sc. Antes de seu atual papel acadêmico, James trabalhou na Ramboll UK​, BuroHappold ​Engineering ​e ​Format Engineers realizando projetos de engenharia com geometrias computacionais complexas​ que vão de esculturas experimentais a museus internacionais. O projeto mais recente de James foi o Elytra Filament Pavilion, uma estrutura de PRF biologicamente inspirada e ​fabricada ​com robótica, projetada e ​construída por uma equipe colaborativa da ICD e da ITKE na Universidade de Stuttgart. Elytra foi exibido no Victoria and Albert Museum de Londres como parte da temporada de engenharia durante o verão de 2016 antes de se mudar para o Campus Vitra Design, Weil am Rhein para a “Hello Robot Exhibition”, que se inicia em 10 de fevereiro de 2017.

Facebook: https://www.facebook.com/itke.uni.stuttgart/
Vimeo: http://vimeo.com/itke
Projeto em que James Solly colaborou: Elytra Filament Pavilion

Arthur Mamou Mami, AA dipl, ARB/RIBA FRSA é ​premiado ​especialista em design paramétrico e fabricação​ e também​ professor. Ele projetou e fabricou estruturas paramétricas para uma série de pavilhões no Burning-Man Festival em Black Rock Nevada, para vitrines de marcas como as que ele criou para Karen Millan e Davidson Tsui, e a estrutura​ ‘Wooden Wave’ como luminária para o lobby da​ Buro Happold Engen​eers. Arthur é arquiteto registrado, proprietário da Mamou-Mani ltd e do espaço de fabricação de auto-serviço FabPub ltd. Ele é professor na UCL-Bartlett e University of Westminster em Londres. Desde 2016, é membro da Royal Society for the Encouragement of Arts, Manufactures and Commerce. Ele ganhou o Prêmio de Ouro no Prêmio Americano de Arquitetura para o projeto Wooden Wave instalado na BuroHappold Engineering. Arthur deu inúmeras palestras incluindo a conferência TedX nos EUA e foi destaque no The New York Times. Os clientes de Mamou-Mani incluem ARUP, Buro Happold Engineering, ​Karen Millen Fashion, ​The Burning Man Festival, FoodInk e Imagination Ltd. Arthur é também um dos criadores do plugin de código aberto de impressão em 3D Silkworm para Grasshopper3D e consultor paramétrico de software para SimplyRhino Ltd. Antes de fundar Mamou-Mani em 2012, ele trabalhou ​no Atelier Jean Nouvel, Zaha Hadid ​Architects ​e Proctor and​ Matthews Architects​.​​