Oficina 3 Abrigos – Rio +20

A Oficina teve início no encontro de alunos e professores de três faculdades de arquitetura do Rio de Janeiro com o arquiteto japonês Shigeru Ban, durante o evento ARQ Futuro que aconteceu no Rio de Janeiro em março de 2012.

Foi uma conversa curta, mas bastante estimulante onde foi apresentada a experiência do arquiteto nas pesquisas de materiais alternativos para construção de abrigos temporários simples e emergenciais em áreas e catástrofes.

Após o encontro o grupo decidiu encarar o desafio da pesquisa de materiais descartáveis e possibilidades de reutilização na experiência de um objeto arquitetônico.

Definimos o abrigo como possibilidade e as dimensões aproximadas à vaga de um automóvel 5m x 2,5m. A realização se dá impregnado pelo evento Rio+20. Encontro de líderes globais no debate sobre o desenvolvimento sustentável.

A FAU UFRJ foi representada pelo Laboratório de Arquitetura Metropolitana, realizada dentro da Oficina de Maquetes e montada no Campus da PUC-Rio por ocasião da Conferencia Internacional Rio + 20, pelos professores Andrés Passaro, Diego Portas e Flavia de Faria.

Israel Nunes

Andrés Passaro